Saúde Digestiva



5 Dicas para lidar com a Colite Ulcerosa

Um dos sintomas mais frequentes da Colite Ulcerosa é a vontade súbita e urgente de evacuar, o que pode causar bastante ansiedade no momento de sair de casa.

Descubra aqui algumas dicas práticas que poderá adotar para minimizar a ansiedade e poder desfrutar de uma vida social sem receios:

  1. Planeie antecipadamente antes de sair de casa – descubra onde ficam as casas de banho nos restaurantes, centros comerciais, teatros e nos transportes públicos.
  2. Quando viaja, tenha sempre uma muda extra de roupa interior, papel higiénico ou toalhetes.
  3. Desenvolva uma rede de apoio que inclua família e amigos que o ajude a gerir a doença. Faça-se acompanhar de um membro da sua família ou de um amigo quando antecipa uma situação que possa gerar alguma ansiedade.
  4. Siga as instruções do seu médico quanto à toma da medicação (mesmo quando se sente bem).
  5. Manter o pensamento positivo. O apoio psicológico pode ter efeitos muito benéficos na aquisição de estratégias para lidar com o stress e ansiedade, para um maior controlo da Colite Ulcerosa.

Outros Artigos de interesse

Diarreia: Entrevista ao gastrenterologista Eduardo Rodrigues Pinto

Diarreia: Entrevista ao gastrenterologista Eduardo Rodrigues Pinto

Sinais de alerta não devem ser ignorados Mesmo nas diarreias agudas e autolimitadas, o desconforto do doente é enorme. Os farmacêuticos estão sempre disponíveis para ajudar as pessoas a ultrapassar estas situações, reconhece Eduardo Rodrigues Pinto, membro da...

Microbioma na digestão: Um artigo do médico Eduardo Cardoso Pires

Microbioma na digestão: Um artigo do médico Eduardo Cardoso Pires

O tubo digestivo humano alberga no seu interior uma comunidade imensa de microrganismos, composta por bactérias, vírus e fungos entre outros, que em conjunto com os seus genes e condições ambientais envolventes formam o chamado Microbioma Intestinal. Um artigo do...

Seja Anti e Pro

Seja Anti e Pro

Vivemos numa época em que parece que só podemos ser anti ou pro. Mas os Antibióticos e Probióticos não vivem um sem o outro. Consulte o seu médico gastrenterologistaA descoberta do primeiro antibiótico (Penicilina) data de 1928 e, desde aí, que este e muitos outros...