Saúde Digestiva



As doenças inflamatórias do intestino são causadas por problemas psicológicos.

As doenças inflamatórias do intestino são doenças crónicas sem cura, do tubo digestivo, com um elevado impacto na qualidade de vida dos doentes.

As causas da doença são incertas, contudo, sabe-se que cerca de 15% dos doentes têm um familiar próximo que sofre da mesma doença o que leva a crer que os fatores genéticos determinam a suscetibilidade de cada indivíduo. Acredita-se também que existe uma reação imunológica exagerada dirigida contra a própria flora intestinal e pode ser desencadeada por outros fatores do ambiente, como consumo de tabaco, exposição a antibióticos, etc.

Embora fatores psicológicos, como a ansiedade, o stress ou tensão emocional, possam influenciar o curso da doença de Crohn e da Colite Ulcerosa, desencadeando ou agravando as crises, não há provas científicas de que problemas do foro da psicologia sejam responsáveis pelas doenças inflamatórias do intestino, ou que possam causar a doença.

Outros Artigos de interesse

Diarreia: Entrevista ao gastrenterologista Eduardo Rodrigues Pinto

Diarreia: Entrevista ao gastrenterologista Eduardo Rodrigues Pinto

Sinais de alerta não devem ser ignorados Mesmo nas diarreias agudas e autolimitadas, o desconforto do doente é enorme. Os farmacêuticos estão sempre disponíveis para ajudar as pessoas a ultrapassar estas situações, reconhece Eduardo Rodrigues Pinto, membro da...

Microbioma na digestão: Um artigo do médico Eduardo Cardoso Pires

Microbioma na digestão: Um artigo do médico Eduardo Cardoso Pires

O tubo digestivo humano alberga no seu interior uma comunidade imensa de microrganismos, composta por bactérias, vírus e fungos entre outros, que em conjunto com os seus genes e condições ambientais envolventes formam o chamado Microbioma Intestinal. Um artigo do...