Saúde Digestiva

Diagnóstico

Divertículos do Cólon, pequenas bolsas no intestino e cólon

Os Divertículos do Cólon são pequenas bolsas que se formam na parede do intestino grosso ou cólon. Considera-se uma diverticulose quando, no tubo digestivo, se encontram múltiplos divertículos.

As suas causas exatas não são conhecidas, mas considera-se que a ocorrência de pressões elevadas em segmentos do órgão formando bolsas em determinadas zonas.

Grande parte dos indivíduos com divertículos do cólon são assintomáticos e não apresentam queixas durante toda a sua vida. Contudo, determinados indivíduos manifestam sintomas como dor abdominal crónica e intermitente, distensão abdominal e alterações dos hábitos intestinais.

Esta sintomatologia poderá estar associada a complicações como a diverticulite (inflamação), hemorragia, perfuração e aparecimento de fístulas e estenoses. Para além disso, o conjunto de manifestações pode ser indistinguível da que se observa em relação ao Síndrome do Intestino Irritável e as duas patologias podem mesmo coexistir.

De forma a chegar a um diagnóstico conclusivo e detetar estas bolsas, devem ser realizados exames imagiológicos, como a Tomografia Computorizada, ou endoscópicos, como a sigmoidoscopia e colonoscopia. Ocasionalmente, os divertículos são observados, por acidente, no decurso de uma investigação motivada por patologias não relacionadas, por exemplo, durante o rastreio para o cancro colorretal.