O Mês da Saúde Digestiva é uma iniciativa de responsabilidade social corporativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG). Inicia-se a 29 de maio, dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Digestiva, prolonga-se durante o mês de junho, o que coloca a temática numa posição de destaque no calendário de efemérides relacionadas com a área da saúde.
As doenças do aparelho digestivo são uma das principais causas de morte em Portugal, afetando um em cada três portugueses, frequentemente de forma silenciosa e traiçoeira. Foi por esta razão que a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia instituiu junho como o Mês da Saúde Digestiva.
Ao longo do mês, o objetivo desta iniciativa passa por informar o público sobre o que é a Saúde Digestiva e a sua importância no que diz respeito à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças do Aparelho Digestivo, promovendo a educação e literacia no que concerne à temática, e contribuir para a melhoria da mesma e, consequentemente, da saúde global dos portugueses.
Este ano, assinalamos a segunda edição desta iniciativa que está ainda mais focada na sensibilização o público em geral para a importância da Saúde Digestiva e a necessidade de mantermos o aparelho digestivo saudável.
Dada a sua relevância, são várias as entidades, de empresas a instituições, que se associam como parceiras a esta ação disponibilizando os seus recursos e know-how para levar a mensagem mais longe e ao maior número de pessoas possível.
Unidos pela melhoria da saúde dos portugueses, a SPG e os seus parceiros procuram sempre destacar a relevância da adoção de um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada, exercício físico regular, evitar e corrigir a obesidade e de consultas periódicas com o gastrenterologista, as diferentes ações realizadas no decorrer da iniciativa, apoiadas por organizações associadas à causa, pretendem expandir o conhecimento e, ultimamente, a reduzir a mortalidade associadas a patologias do aparelho digestivo no nosso país.
Descubra tudo sobre o Mês da Saúde Digestiva aqui.