Saúde Digestiva

O Combate à Hepatite C em Portugal
Prevenção

O Combate à Hepatite C em Portugal

21 Jul 2022

É um facto que a evolução da área da medicina é para nós, portugueses, um grande motivo de orgulho. O feito neste setor que melhor ilustra a luta (que não podemos dar por terminada) pela inclusão social, pela promoção de saúde e pelo bem-estar é o instrumento que todos disponibilizamos – o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Mas agora o nosso país conta com um maior desafio pela frente. Uma epidemia silenciosa, uma ameaça a esta inclusão, mas que pode ser combatida até 2030.

A Hepatite C consiste numa inflamação provocada por uma infeção viral e silenciosa que afeta a Saúde Digestiva e que incide no fígado. É a principal variante crónica, transmitida principalmente pelo contacto sanguíneo – tão simples como um corte, uma partilha de agulhas ou até mesmo pelo uso de material indevidamente esterilizado. É responsável por infetar 70 milhões de pessoas no mundo e provocar a morte a cerca de 400 000 pessoas por consequências de uma fase mais avançada da doença – cirrose ou cancro do fígado. Em Portugal, conta-se com mais de 40 mil pessoas infetadas, sendo que 80% destas o desconhecem por completo. É importante realçar que se trata de uma doença curável em poucas semanas com tratamento simples, prescrito após um teste sanguíneo de diagnóstico.

Acessível, rápido e indolor, este pode ser requisitado por qualquer profissional de saúde.

É através deste tratamento e da prevenção de complicações que decorrem da ausência de tratamento que surge a grande oportunidade para o nosso país de se tornar num exemplo no mundo no que diz respeito ao combate à Hepatite C. Mas, para que isso aconteça até 2030, é necessário que a exista uma responsabilidade acrescida de todos os prestadores de saúde para que atuemos o quanto antes. É urgente falar sobre a Hepatite C porque nem tudo foi dito e as questões por resolver ainda perduram. É necessário reajustar a comunicação e criar sinergias que apelem à prevenção desta doença e das suas complicações, para que através da nossa força coletiva seja possível combatê-la.

O tratamento da Hepatite C existe, é possível e eficaz.  Visite o website e fique a conhecer mais sobre esta doença e a respetiva cura.