Saúde Digestiva

O que são hábitos intestinais normais?
Prevenção

O que são hábitos intestinais normais?

Existem muitos fatores que podem alterar o hábito intestinal normal como: um ritmo de vida acelerado, stress, uma má alimentação e o sedentarismo. Este estilo de vida pode provocar o surgimento de várias doenças relacionados com o funcionamento do intestino. Entre estas doenças estão a obstipação, a diarreia, a síndrome do intestino irritável, e mesmo a doença de Crohn e a colite ulcerosa. A síndrome do intestino irritável é uma doença funcional digestiva muito frequente nos países mais desenvolvidos, com uma prevalência de cerca de 20% da população.

Existem outros principais fatores que afetam o bom funcionamento do intestino: uma má dieta, o aumento ou iniciação de uma medicação nova, bem como uma flutuação hormonal acentuada.

Sabia que obtemos o neurotransmissor serotonina através dos alimentos que consumimos? Esta tem um papel importante na microbiota que participa no processo intestinal. Esta microbiota também atua no controlo da proliferação das bactérias patogénicas e no fortalecimento do sistema imunológico, pelo que é necessário manter um bom funcionamento do intestino para prevenir várias doenças que se propagam num sistema imunitário fraco.

No processo em que bactérias como a microbiota estão envolvidas, é importante observar não só o número de evacuações, mas também a consistência, o formato, o odor e a cor das fezes. Como poderá saber se o trânsito e as características das suas fezes correspondem a um hábito intestinal normal? A mudança súbita do número evacuações diárias pode traduzir doença. Também se deverá alertar no caso das suas fezes modificarem, de forma significativa , o odor ou revelarem a presença de gordura ou sangue. Caso as suas fezes sejam pretas escuras (semelhante a borra de café) ou apresentem sangue vermelho vivo, isso pode ser indicativo de uma patologia gastrointestinal grave, como o desenvolvimento de um tumor. Caso se revelem esbranquiçadas e amareladas, com um aspeto gorduroso, dever-se-á pensar em má absorção de nutrientes, como ocorre, por exemplo, na insuficiência pancreática. Do mesmo modo, deverá consultar um médico caso a consistência e forma das suas fezes se comparem a fitas ou se tornem  líquidas ou aquosas.

Para evitar doenças e manter o bom funcionamento do seu intestino, deve aumentar a ingestão de frutas e verduras, beber bastantes líquidos, evitar bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos considerados obstipantes ou que aumentem a produção excessiva de gases (principalmente os ricos em enxofre). Não utilize laxativos por vontade própria, pois podem gerar problemas de saúde.