Saúde Digestiva



Qual a influência dos nossos hábitos alimentares na Saúde Digestiva

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, um marco que pretende consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. É também um apelo global à erradicação da fome.

A alimentação é um comportamento individual benéfico para a nossa saúde global, e particularmente para a Saúde Digestiva. Ter hábitos alimentares saudáveis é fundamental para a prevenção de doenças gastrointestinais. Os órgãos do aparelho digestivo estão intrinsecamente envolvidos na nutrição humana, permitindo, após o processo de digestão, a absorção, para a corrente sanguínea, dos nutrientes necessários para que o nosso corpo funcione.

O Aparelho Digestivo compreende o Esôfago, o Estômago, o Intestinos Delgado o Cólon e Reto (intestino groso), o Fígado e o Pâncreas, órgãos que auxiliam em processos como o de ingestão, extração de nutrientes e eliminação de resíduos.

A má alimentação é um dos exemplos de comportamentos que agravam doenças ou podem levar a sérias complicações. No que respeita à Saúde Digestiva, as principais doenças que se desenvolvem por hábitos alimentares pouco saudáveis e desequilibrados são:

  • Diarreia, que normalmente decorre de infeções virais, intolerância a determinados alimentos ou de intoxicação alimentar. Quando não controlada, pode levar a um quadro de desnutrição;
  • Obstipação, que pode ser provocada pelo baixo consumo de fibras e líquidos;
  • Infeções Intestinais, que normalmente ocorrem quando se ingerem alimentos deteriorados, mal higienizados ou contaminados por bactérias;
  • Gastrite, que se caracteriza pela inflamação aguda ou crónica da mucosa que reveste o estômago.

Adotar uma dieta saudável e equilibrada deve ser uma preocupação de todos e deve estar presente no nosso quotidiano. O consumo de alimentos ricos em fibra hidrossolúveis como fruta fresca, legumes, arroz e cenoura, a moderação do consumo de carnes vermelhas e gordura e a ingestão diária de pelo menos  2l de água , são hábitos saudáveis, que devem ser encorajados. Esta conduta protege a microbiota, ou seja, os diversos microrganismos que colonizam o nosso corpo e que têm funções importantes para o bom funcionamento do nosso intestino e do nosso corpo em geral.

Não só neste dia, mas sempre, devemos ter a consciência de que as nossas escolhas alimentares são fundamentais para prevenir ou tratar doenças do Aparelho Digestivo.

Ver infografia.

Outros Artigos de interesse

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

O cancro do pâncreas deverá ser a segunda doença oncológica mais mortífera em Portugal até 2035, com mais de 2 mil mortes estimadas por ano. Fatores de risco incluem tabagismo, obesidade e histórico familiar, enquanto sinais de alarme como icterícia e emagrecimento...

Aparelho Digestivo

Aparelho Digestivo

O Dr Alexandre Ferreira participou no programa "Sociedade Civil", na RTP2, onde falou sobre o tema "Aparelho Digestivo". Assista aqui ao programa na íntegra.