Saúde Digestiva



5 Mandamentos para a Saúde do Fígado

O fígado é um órgão de suprema importância, o coração do sistema digestivo, com 1,5kg de peso, sendo o órgão mais pesado do organismo, e sem o qual não sobrevivemos.

Conheça aqui os cinco mandamentos fundamentais que garantem a saúde do fígado:

1. Alimentação – Limitar o consumo de gorduras e hidratos de carbono simples, em especial os açúcares, privilegiando o consumo de legumes e vegetais, e alguns hidratos de carbono complexos em moderada quantidade.

2. Bebidas – Abolir ou no mínimo limitar o consumo de bebidas alcoólicas a 2 unidades (sensivelmente 10gr por cada unidade) de álcool por dia é essencial. Beber 2-3 cafés por dia ajuda a evitar o cancro do fígado, mas sem açúcar.

3. Exercício Físico – A prática regular de exercício físico ajuda a diminuir a resistência à insulina e melhora o risco de fibrose em múltiplas doenças hepáticas. O ideal será três caminhadas por semana, em passo rápido, de 20-30 minutos.

4. Medicamentos – O consumo de medicamentos deve ser limitado ao necessário e prescrito por um médico, e o consumo de “produtos naturais”, vitaminas e outros “suplementos” devem ser abolidos sob risco de poder causar hepatite ou mesmo falência do fígado (“hepatite fulminante” com necessidade de recorrer a transplante hepático de emergência).

5. Comportamentos de risco – Abster-se de comportamentos de risco, nomeadamente o consumo de drogas injetáveis ou outras, e comportamentos sexuais de risco, reduz significativamente o risco de desenvolver hepatite viral crónica (B ou C).

 

Outros Artigos de interesse

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

O cancro do pâncreas deverá ser a segunda doença oncológica mais mortífera em Portugal até 2035, com mais de 2 mil mortes estimadas por ano. Fatores de risco incluem tabagismo, obesidade e histórico familiar, enquanto sinais de alarme como icterícia e emagrecimento...

Aparelho Digestivo

Aparelho Digestivo

O Dr Alexandre Ferreira participou no programa "Sociedade Civil", na RTP2, onde falou sobre o tema "Aparelho Digestivo". Assista aqui ao programa na íntegra.