Saúde Digestiva

Diagnóstico

Cuide do Seu Fígado

04 Mai 2021

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), em parceria com a Europacolon Portugal e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado e com o apoio da Roche, desenvolveu a campanha “Cuide do seu Fígado de forma a sensibilizar para o papel imprescindível deste órgão e para os hábitos a adotar para um bom funcionamento deste órgão essencial.

O cancro do fígado, no ano passado, foi responsável por mais de 830 mil mortes a nível mundial e foram diagnosticados mais de 900 mil novos casos. São a sétima causa de morte na Europa e, em Portugal, são a quinta causa de morte precoce. A dimensão e impacto social destas doenças são ainda desconhecidas da população em geral e de muitos profissionais de saúde.

O presidente da SPG, Prof. Doutor Rui Tato Marinho esclarece que “as doenças do fígado são responsáveis pela morte de mais portugueses do que se pensa e afetam pessoas muito novas. A idade média das pessoas que são internadas já com situação muito grave é de 58 anos”. O presidente da SPG acrescenta ainda que “estas doenças afetam não só o doente, mas também a família e a sociedade em geral” tratando-se então de um problema de saúde pública a colmatar.

São consideradas mortes por doenças do fígado as seguintes: cirrose hepática, cancro do fígado, doença do fígado associado à infeção pelo VIH. Também patologias como obesidade, a diabetes e o excesso de colesterol, que têm vindo a aumentar, podem levar à acumulação de gordura no órgão e consequente inflamação.

O vídeo que materializa a campanha, conta a história de uma personagem fictícia, chamada João, que apesar do seu bom coração, sofre de “maus fígados”. Através desta figura, é destacada a importância da alimentação saudável, prática de desporto e consultas regulares ao gastroenterologista. Desta forma, a campanha reforça a mensagem de que o fígado devia estar sempre no centro das atenções, mas pelas melhores razões.