Saúde Digestiva

A importância da Água
Prevenção

A importância da Água

Desde o momento do despertar, até ao deitar, o nosso corpo necessita de água. Isto, porque o corpo humano é composto por entre 52 a 66% de água, daí ser tão importante para o seu bom funcionamento. Ela transporta nutrientes pelo nosso organismo, regula a temperatura, age como lubrificante, amortece as articulações, exerce uma função em praticamente todas as reações químicas, previne o envelhecimento da pele e ajuda na cicatrização. A água, ou os alimentos compostos por água, também regulam o trânsito intestinal, pelo que é essencial o seu consumo para um bom funcionamento dos órgãos do aparelho digestivo.

No que diz respeito ao consumo diário recomendado, mulheres que adotam uma dieta que ronde as 2 mil calorias, devem ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, enquanto que homens que consumam 2,5 mil calorias diárias, devem ingerir 2,5 litros. Estas recomendações são suportadas pela Direção Geral da Saúde.

Existem várias formas de ingerir estes mínimos diariamente. Se tem dificuldade em beber água, pode optar por bebidas com frutas, legumes e verduras nas suas dietas ou optar por adicionar mais vegetais e frutas à refeição, que contêm até 98% de água. A propósito, recomenda-se que 20% da água consumida, seja derivada de frutas, saladas, sopas etc.

Perante diferentes circunstâncias, o aumento do consumo de água torna-se mais crucial. Perdemos água todos os dias pela urina, quando fazemos exercício físico, perdemos água através do nosso suor, especialmente  nos dias de maior calor, como no verão. Ingerir água suficiente é decisivo para evitar a desidratação. Mesmo que não sinta sede, é importante saber quando está desidratado para ingerir ainda mais água. Os sintomas de desidratação podem ser: diminuição do débito urinário (menos de quatro vezes ao dia), urina amarela escura; cansaço; confusão; tonturas; tensão baixa, secura na boca, lábios ou nos olhos .

Outras situações específicas poderão acontecer, como quando nos sentimos mais ansiosos. Mas, porque é que a água pode ajudar a combater a ansiedade? A água mineral alcalina, devido aos seus componentes minerais, como o magnésio, combate a ansiedade. Se controlarmos a nossa ansiedade que provém do stress, podemos evitar problemas ou doenças do sistema digestivo, visto que o sistema nervoso central e o sistema digestivo estão conectados através do eixo “cérebro-intestino”, uma comunicação bidirecional.