Mitos e Factos

Como não tenho sintomas não preciso de fazer exames

MITO!

O aparelho digestivo é composto por um conjunto de órgãos e estruturas que abrangem uma vasta dimensão do corpo humano. A Saúde Digestiva está, portanto, no centro das atenções e das nossas vidas como uma peça fulcral na nossa Saúde global.

As doenças do aparelho digestivo afetam milhões de portugueses e representam três das principais causas de morte no país. A vigilância clínica e o diagnóstico atempado têm um papel muito importante na redução da mortalidade uma vez que muitas destas patologias envolvem poucos ou nenhuns sintomas.

Sabe-se que os sintomas do cancro colorretal, principal causa de morte oncológica em Portugal, podem manifestar-se numa fase muito avançada da patologia, mas que a taxa de sobrevivência aumenta significativamente se o diagnostico for feito de forma precoce o que ilustra a importância dos exames de rastreio.

Está provado que exames como a endoscopia e a colonoscopia são duas das melhores armas de diagnóstico do médico gastrenterologista que deve ser consultado periodicamente e não apenas como última solução.