Saúde Digestiva

Prevenção

Gastrenterologista: um aliado na prevenção e diagnóstico precoce

A Saúde Digestiva ocupa um papel central nas nossas vidas. O aparelho digestivo, cujos órgãos são responsáveis pela absorção de nutrientes, é essencial para a nossa sobrevivência. A elevada incidência de patologias digestivas junto dos portugueses justifica a importância da consciencialização para este tema. Em particular, é pertinente sublinhar a relevância do papel do gastrenterologista na Saúde Digestiva no primeiro pilar fundamental da Saúde Digestiva – prevenir.

Embora um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada e exercício físico regular sejam comportamentos de prevenção insubstituíveis, o gastrenterologista poderá aconselhá-lo relativamente aos melhores hábitos a adotar para proteger o seu aparelho digestivo.

Enquanto médico especialista em Saúde Digestiva, o gastrenterologista dedica-se ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com o aparelho digestivo e é o profissional de saúde indicado para monitorizar o estado de qualquer paciente, atuando ativamente para contribuir para o seu bem-estar.

Tendo em consideração que grande parte das patologias do aparelho digestivo envolvem poucos ou nenhuns sintomas, esta monitorização regular pode ser essencial para um diagnóstico precoce. Este é um fator determinante para evitar o desenvolvimento destas doenças, garantir uma maior eficácia do tratamento e, consequentemente, reduzir a mortalidade associadas às mesmas.

Consultar um gastrenterologista apenas em SOS pode levar a um diagnóstico numa fase mais avançada da doença o que poderá limitar as opções terapêuticas do médico especialista.  Em patologias como o Cancro Colorretal, cujos sintomas podem manifestar-se apenas quando a patologia está bastante desenvolvida, o diagnóstico atempado tem um impacto significativo na taxa de sobrevivência.

Parte do objetivo do Mês da Saúde Digestiva, assinalado durante o mês de junho, é informar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce na Saúde Digestiva. Ainda que os comportamentos individuais sejam, de facto, necessários e imprescindíveis, particularmente na prevenção, é importante consciencializar o público de que o gastrenterologista é um aliado e elemento insubstituível não apenas no tratamento, mas igualmente na prevenção e diagnóstico precoce.