Saúde Digestiva



Literacia e o seu valor na Saúde Digestiva (8 de setembro)

Dia 8 de setembro, celebra-se o Dia Internacional da Literacia. Neste dia, destaca-se a importância e o impacto que a literacia tem na sociedade moderna. No que diz respeito à saúde, e Saúde à Digestiva, a literacia tem um papel fundamental.

Por literacia entende-se a capacidade de usar a leitura e a escrita como forma de adquirir conhecimentos. Ao sabermos aplicar estas competências conseguimos conectar e interpretar a sociedade e o mundo.

A Organização Mundial da Saúde define “Literacia em Saúde” como a capacidade de obter e entender as informações básicas de saúde para utilizar nos serviços e para tomar decisões adequadas. Ou seja, contribui para a promoção de uma vida saudável e para a prevenção de doenças.

Especificamente na área da Saúde Digestiva, a literacia possibilita-nos obter e compreender informações sobre todo o aparelho digestivo e o seu funcionamento, podendo influenciar significativamente os nossos comportamentos diários.

A vasta dimensão do aparelho digestivo e o seu elevado número de doenças justificam a importância do conhecimento do seu funcionamento.  O nível de literacia dos cidadãos pode influenciar particularmente a prevenção destas doenças.

Quanto melhor é a informação adquirida, maior será a capacidade de todos assumirmos comportamentos saudáveis, por exemplo, a adotação de uma dieta equilibrada, a prática de exercício físico e a procura do médico gastrenterologista com regularidade.

Guilherme Macedo, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, sublinha que “dotar os cidadãos de informação e contribuir para os habilitar a tomar decisões independentes e adequadas em saúde, promovendo a prevenção e diagnóstico da doença e uma utilização mais eficiente e racional dos recursos de saúde é um dos objetivos da SPG com projetos como a saudedigestiva.pt“.

Procure informação junto do seu médico gastrenterologista. Informe-se para o bem da sua Saúde Digestiva!

Outros Artigos de interesse

Diarreia: Entrevista ao gastrenterologista Eduardo Rodrigues Pinto

Diarreia: Entrevista ao gastrenterologista Eduardo Rodrigues Pinto

Sinais de alerta não devem ser ignorados Mesmo nas diarreias agudas e autolimitadas, o desconforto do doente é enorme. Os farmacêuticos estão sempre disponíveis para ajudar as pessoas a ultrapassar estas situações, reconhece Eduardo Rodrigues Pinto, membro da...

Microbioma na digestão: Um artigo do médico Eduardo Cardoso Pires

Microbioma na digestão: Um artigo do médico Eduardo Cardoso Pires

O tubo digestivo humano alberga no seu interior uma comunidade imensa de microrganismos, composta por bactérias, vírus e fungos entre outros, que em conjunto com os seus genes e condições ambientais envolventes formam o chamado Microbioma Intestinal. Um artigo do...

Seja Anti e Pro

Seja Anti e Pro

Vivemos numa época em que parece que só podemos ser anti ou pro. Mas os Antibióticos e Probióticos não vivem um sem o outro. Consulte o seu médico gastrenterologistaA descoberta do primeiro antibiótico (Penicilina) data de 1928 e, desde aí, que este e muitos outros...