Mês da Saúde Digestiva

Obesidade e saúde digestiva no centro das atenções

Este ano, o tema para o Dia Mundial da Saúde Digestiva é Obesidade e Saúde Digestiva, um alerta para um problema crescente que é urgente contrariar.

Assinalado em todo o mundo a 29 de maio, o Dia Mundial da Saúde Digestiva é uma iniciativa da Organização Mundial de Gastrenterologia (World Gastroenterology Organisation – WGO), centrada sempre numa doença ou um problema digestivos. O objetivo é chamar a atenção da população para a necessidade da sua prevenção, diagnóstico, gestão e tratamento.

O tema escolhido para 2021 visa chamar a atenção para o impacto que a obesidade, considerada a pandemia deste século – é mais mortal do que a de covid-19 -, tem na saúde digestiva e que por sua vez se reflete na qualidade de vida e inclusivamente na esperança de vida.

O peso em excesso e a obesidade estão associados a várias condições patológicas que além de comprometerem a saúde em geral, reduzem a esperança de vida. O excesso de peso e/ou obesidade são fatores de risco elevado para várias situações patológicas graves do foro gastrintestinal. Aqui incluem-se desde a doença de refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável a pancreatite, assim como cancros como o do esófago, cólon e reto, pâncreas e fígado, entre muitas outras.

Quando sabemos que quase 75% dos doentes obesos têm doença hepática gordurosa não alcoólica, o que se reflete num aumento significativo de doença hepática avançada, de cancro de fígado e de necessidade de transplante de fígado ou que mais de metade da população adulta da União Europeia é obesa – já para não falar dos números preocupantes da obesidade em crianças –, é fácil perceber o motivo por detrás da escolha do tema do Dia Mundial da Saúde Digestiva.

Com esta campanha, a Organização Mundial de Gastrenterologia visa partilhar com gastrenterologistas, cirurgiões, nutricionistas, doentes e público em geral os resultados mais recentes no que respeita à investigação, prevenção e tratamento da obesidade, uma das principais causas do desenvolvimento de doenças digestivas crónicas e também responsável pelo aumento do risco da mortalidade global, promovendo, simultaneamente, a comunicação entre todos de forma a encontrar respostas e adotar soluções para este problema de saúde pública.

 

Tome nota

Celebrado a 29 de maio, o Dia Mundial da Saúde Digestiva foi instituído em 2004 para assinalar o 45.º aniversário da Organização Mundial de Gastrenterologia, da qual fazem atualmente parte mais de uma centena de sociedades e mais de 50 mil membros individuais em todo o mundo.