Saúde Digestiva



Os benefícios da Água para a Saúde Digestiva

Hoje celebra-se o Dia Nacional da Água, um dia que pretende promover a reflexão sobre a importância deste recurso natural essencial à vida e incentivar a consciencialização das pessoas para a sua utilização eficiente.

O mundo demonstra, cada vez mais, uma preocupação com o impacto que a escassez de água tem na qualidade de vida humana. Sem água não há vida e é uma responsabilidade de todos nós compreendermos a sua verdadeira importância.

No nosso corpo, a água transporta nutrientes, regula a temperatura, amortece as articulações, exerce uma função em praticamente todas as reações químicas, previne o envelhecimento da pele, ajuda na cicatrização, entre muitas outras funções.

No que diz respeito à Saúde Digestiva, a água também tem funções muito importantes e é essencial para um bom funcionamento dos órgãos do sistema digestivo. Se consumirmos, em média, 2 litros de água por dia e mantivermos uma alimentação equilibrada, conseguiremos manter o bom funcionamento do intestino e regular o trânsito intestinal.

A água ajuda a dissolver nutrientes para que estes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células, e a eliminar toxinas do nosso corpo.

Se tivermos o hábito de ingerir pouca quantidade de água, podemos desenvolver problemas digestivos, como, por exemplo, a obstipação, em virtude de as fezes ficarem ressequidas e sua eliminação dificultada. Durante a formação do bolo fecal, o intestino absorve parte da água que está presente nas fezes, no entanto, a quantidade de água que permanece nas fezes é essencial para melhorar a sua consistência, hidratação e eliminação

Para termos todos os benefícios da água, é recomendado o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia e esta não deve ser substituída por refrigerantes ou outras bebidas com elevado açúcar. Uma boa forma de mantermos o nosso corpo hidratado é consumir os alimentos com muita quantidade de água, como são exemplos a melancia, o abacaxi e a couve-flor.

É um facto que a água é um nutriente essencial para a vida humana e contribui para quase todas as funções do corpo. Tem diferentes funções vitais e todos os órgãos necessitam de uma hidratação adequada para funcionarem corretamente.

Lembre-se: sem água, não há vida.

Outros Artigos de interesse

Diarreia: Entrevista ao gastrenterologista Eduardo Rodrigues Pinto

Diarreia: Entrevista ao gastrenterologista Eduardo Rodrigues Pinto

Sinais de alerta não devem ser ignorados Mesmo nas diarreias agudas e autolimitadas, o desconforto do doente é enorme. Os farmacêuticos estão sempre disponíveis para ajudar as pessoas a ultrapassar estas situações, reconhece Eduardo Rodrigues Pinto, membro da...

Microbioma na digestão: Um artigo do médico Eduardo Cardoso Pires

Microbioma na digestão: Um artigo do médico Eduardo Cardoso Pires

O tubo digestivo humano alberga no seu interior uma comunidade imensa de microrganismos, composta por bactérias, vírus e fungos entre outros, que em conjunto com os seus genes e condições ambientais envolventes formam o chamado Microbioma Intestinal. Um artigo do...

Seja Anti e Pro

Seja Anti e Pro

Vivemos numa época em que parece que só podemos ser anti ou pro. Mas os Antibióticos e Probióticos não vivem um sem o outro. Consulte o seu médico gastrenterologistaA descoberta do primeiro antibiótico (Penicilina) data de 1928 e, desde aí, que este e muitos outros...