Mitos e Factos

A colonoscopia é um procedimento muito doloroso

MITO!

A Colonoscopia é o exame direto do interior do cólon e reto através de um endoscópio (colonoscópio) introduzido através do ânus. Este possibilita o diagnóstico e tratamento de diversas patologias sendo particularmente fundamental e insubstituível na prevenção do cancro colorretal (rastreio) pelo diagnóstico precoce e remoção dos pólipos.

A sua duração é variável, dependendo da situação clínica do doente e das intervenções terapêuticas necessárias. O exame é realizado em regime de ambulatório, isto é, o doente poderá ir para casa após o mesmo e retomar a sua dieta e atividades habituais. Os doentes que realizarem o exame sob sedação ou anestesia têm indicação para não conduzir e evitar atividades físicas rigorosas nesse dia.

Embora a sua execução possa causar desconforto, fazê-lo sob sedação pelo gastrenterologista ou sedação anestésica diminui ou elimina o mesmo. A maioria dos doentes considera a preparação mais desagradável do que o exame em si: esta requer a limpeza total e completa do cólon. O exame é considerado obrigatório entre os 45-50 anos e poderá salvar a sua vida e dar-lhe décadas de vida saudável.