Nesta receita apresentamos o tradicional bacalhau com um twist: assado e em cama de batata e espinafres. Os espinafres são o acompanhamento ideal do bacalhau, pois são pobres em FODMAPs e, assim, de mais fácil digestão.
Esta receita é ideal para pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII), ajudando a desfrutar da refeição natalícia sem desconforto.
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 4 lombos de bacalhau demolhado (±150g cada)
- 700–800g de batatas em rodelas grossas
- 100–150g de espinafres frescos
- 3 tomates médios/pequenos
- 4–5 colheres de sopa de azeite
- 1 folha de louro
- Raspa de 1 limão + sumo de ½ limão
- Azeitonas pretas q.b.
- Sal, pimenta e salsa fresca picada
Preparação:
- Certifique-se que o bacalhau está bem demolhado, seque e reserve.
- Descasque e corte as batatas em rodelas grossas. Coza 8–10 minutos em água com sal até ficarem quase cozidas, mas firmes. Escorra.
- Pré-aqueça o forno a 190–200 ºC.
- Num tabuleiro, coloque um fio de azeite e faça a cama com as batatas.
- Espalhe os espinafres por cima, adicione os tomates cortados ao meio, tempere com pouco sal, pimenta e a folha de louro.
- Coloque os lombos de bacalhau por cima da cama de batata e espinafres.
- Regue com o restante azeite, raspa e o sumo de ½ limão, e adicione algumas azeitonas.
- Leve ao forno 20–25 minutos, até o bacalhau lascar facilmente, as batatas dourarem e os espinafres murcharem.
- Polvilhe com salsa ou coentros frescos e leve o tabuleiro à mesa.
Bom apetite!
